De acordo com um Estudo de Primeiras Impressões no Email Marketing conduzido pela Ciceron, apenas 39% das marcas enviam emails de boas-vindas.
41% das marcas não enviavam um email de boas-vindas nas primeiras 48 horas a partir da entrada de um assinante novo.
E 27% enviaram zero emails nas primeiras três semanas.
Você pode se esforçar bastante com as suas newsletters e automação de lançamento de produtos. Você pode otimizar suas linhas de assunto, seu texto do preheader, microtextos e botões. Você pode usar um botão à prova de balas e manter a taxa de envios alta.
Toda essa otimização de emails é importante. Mas, se você não estiver enviando emails de boas-vindas, vai ser uma perda de oportunidade que leva tudo isso por água abaixo.
Veja como escrever ótimos emails de boas-vindas, bem como alguns exemplos de email marketing excelentes.
O que é um email de boas-vindas?
Um email de boas-vindas é o primeiro email que um assinante recebe depois que se inscreve na sua lista de emails. Por ser o primeiro email que você envia, é sua melhor chance de se engajar com seus assinantes e mostrar o quão original é sua voz.
Quando alguém te der suas informações de contato, encare como um aperto de mão.
É como se estivessem estendendo a mão e dizendo “prazer em te conhecer, meu nome é [nome]. Eu ouvi falar muito de você.” Seu email de boas-vindas é você estendendo a mão para cumprimentar alguém.
É a sua primeira impressão pessoal, cara a cara.
Você não quer ter um aperto de mão fraco
Essa primeira impressão pode fazer várias coisas diferentes. Você pode usá-la para aumentar vendas, pedir indicações, ganhar compartilhamentos, recomendar conteúdos interessantes para as pessoas ou começar uma série de boas vindas que leva a um objetivo diferente.
Mesmo que seja só para a sua newsletter e não para tentar fechar vendas, seu email de boas-vindas ainda é uma oportunidade gigante. Faça com que ele seja mais do que uma confirmação de inscrição.
Existem muitos emails de confirmação por aí mais ou menos como esse:
Acho que vou clicar nesse botão agora mesmo
Seu email de boas-vindas não precisa ser um deles.
Por que emails de boas-vindas são importantes?
Seu email de boas-vindas é a sua melhor chance de engajar novos contatos. Além de ser sua primeira chance de causar uma impressão boa e personalizada, um email de boas-vindas é a sua melhor oportunidade de fazer as pessoas entrarem em ação.
Seus novos contatos querem ter notícias suas!
As taxas de abertura e de cliques são quase sempre mais altas em emails de boas-vindas. Eles são a sua melhor chance de se aproximar de um contato e conseguir que ele se engaje com você – seja lendo um post do seu blog ou se sentindo pronto para comprar um produto.
Veja uma captura de tela do relatório do email de boas-vindas de um dos meus posts.
É uma taxa de clique para abertura de 90%
Uma taxa de abertura de 85%! Taxa de cliques de 77%! É uma taxa de clique para abertura de 90%. Eu queria que meus emails de vendas obtivessem esse tipo de resposta.
Novos contatos são aqueles mais propensos a dizer sim para sua chamada à ação. Eles estão empolgados. Eles estão esperando que você os envie um email imediatamente.
Insight do especialista: Andy Crestodina sobre emails de boas-vindas
“Existe um email que consegue uma taxa de abertura mais alta do que qualquer outro: o email de “bem vindo à minha lista”.
Não é nenhuma surpresa. O destinatário está no auge do interesse dele. Ele acabou de se converter em assinante, então ele quer seu conteúdo e está confiando na sua marca. Configurar essa resposta automática é um passo óbvio. Taxas de abertura e de cliques costumam ser duas vezes mais altas do que as de quaisquer outros emails que você enviar.
Pense nele como um gesto de educação. Quando alguém começa a ouvir, você deve dizer oi, certo? Quando alguém pede mais, dê o seu melhor. Eu penso na série de boas-vindas tanto como marketing inteligente quando como uma gentileza corriqueira.”
– Andy Crestodina é especialista em marketing, líder de pensamento e co-fundador do Orbit Media Studios. Ele é especialista em SEO, web design, e em uso de dados para guiar estratégias de marketing.
Se você não enviar um email de boas-vindas, você vai estar perdendo essa oportunidade.
Para que você pode usar um email de boas-vindas?
Você já sabe que o seu email de boas-vindas precisa ter mais informação do que uma simples confirmação da assinatura do email. Mas o que você pode colocar em um email de boas-vindas?
Mesmo depois de saber que um email de boas-vindas é sua melhor chance de conseguir engajamento dos seus novos assinantes, existem outras perguntas que precisam ser respondidas.
- “O que eu devo escrever no meu email de boas-vindas?”
- “Eu preciso ter uma chamada à ação?”
- “Como eu sei se o meu email de boas-vindas está funcionando?”
- “Estou usando a melhor assinatura?”
Essas perguntas vão começar a ser respondidas quando você pensar além da tática.
O que eu quero dizer com isso?
Em vez de pensar “Eu deveria enviar um email de boas-vindas porque emails de boas-vindas geram bastante engajamento”, pergunte a si mesmo: que valor um email de boas-vindas gera para o seu negócio?
Como você pode usar essa ferramenta para alcançar objetivos de negócio mais amplos?
Veja 6 maneiras comuns de se usar um email de boas-vindas.
Entrega de isca digital
Se você prometeu entregar uma isca digital, a hora de fazer isso é no email de boas-vindas.
Esse deve ser o uso mais simples de um email de boas-vindas, porque as pessoas estão esperando a isca digital que lhes foi prometida.
Uma vez eu recebi um email super delicado de um novo inscrito, que dizia “Cara, seu marketing é horrível. [Censurado] você e o seu [Censurado] site. Entregue o que você diz que vai entregar.”
Não faço a mínima ideia do porquê (nem ele, aparentemente), mas minha isca digital estava indo para a aba “Promoções” do Gmail. Ele acabou se desculpando — mas a lição é que as pessoas esperam que você entregue suas iscas digitais.
Como você pode entregar uma isca digital? Um bom email marketing ou serviço de automação de marketing torna a entrega de uma isca digital algo simples. No ActiveCampaign, por exemplo, temos uma automação pré-pronta que você pode usar para entregar quantas iscas digitais você quiser.
Depois de entregar uma isca digital, ainda tem mais uma coisa que você pode conseguir com esse primeiro email. Para mais ideias de emails de boas-vindas, continue lendo!
Apresentação de um produto
Seu email de boas-vindas provavelmente vai ter uma taxa de abertura mais alta do que qualquer email que você já enviou. Por isso mesmo, pode ser um bom momento para fazer a apresentação de um produto.
O coach de negócios online Graham Cochrane costumava enviar uma série de emails de boas-vindas que terminavam com um webinário gratuito e uma apresentação de vendas. Conforme ele compartilhou no GrowthLab, ele conseguiu um aumento de 89% nas vendas mexendo na chamada à ação do webinário imediatamente após alguém se inscrever na newsletter.
Fonte: GrowthLab
São esses os exatos passos do funil de email de Cochrane, como ele escreveu no GrowthLab (nesse contexto, uma “cenoura” é uma isca digital).
“Esse é o novo funil:
- Inscrever-se para a cenoura (100%)
- Levado para a página de agradecimento, enviado o download do PDF, convidado para webinário
- Inscrever-se para o webinário (20%)
- Assistir webinário (10%)
- Feita a a apresentação do produto
- Comprar o produto
$24.759 / mês em média.”
(Esse número é comparado à média anterior de US$ 13.101 por mês).
Essa costuma ser uma boa jogada para negócios de e-commerce. Se você sabe que determinados produtos são relacionados ou frequentemente comprados juntos, incluir uma CTA ou cupom temporário para produtos relacionados pode ajudar um cliente a retornar.
Jordan Skole falou disso em uma live da ActiveCampaign:
“Quando alguém compra um produto meu, eu consigo perceber no que essa pessoa pode estar interessada. O que mais as pessoas que compram esse produto costumam comprar? Eu consigo segmentá-las com base nessa informação para fazer uma oferta direcionada.”
Seu email de boas-vindas nem sempre é o momento certo para uma apresentação— algumas pessoas vão precisar de mais tempo antes de se dispor a comprar. Uma venda rápida também pode ser mais difícil se você vender produtos de preço mais alto, em que os ciclos de compra costumam ser mais longos.
De qualquer forma, vale totalmente a pena testar incluir uma apresentação de vendas no seu email de boas-vindas.
Experimente ActiveCampaign gratuitamente e acesse templates de emails
Comece uma série de boas-vindas
Uma série de boas-vindas ou uma sequência automatizada de follow-up pode te ajudar a nutrir leads que ainda não estejam prontos para comprar.
Uma série de boas-vindas é um tipo simples de automação de marketing. Esse vídeo, do curso gratuito Começando com o ActiveCampaign, te ensina alguma boas formas de começar a organizar suas automações.
Uma das minhas partes preferidas da apresentação no webinar do Grant Cochrane é que assinantes que não se inscreveram para o webinar dele ainda passam pela série de boas-vindas dele normalmente, para que ele ainda tenha oportunidade de convertê-los.
Uma série de boas-vindas pode ter tantos objetivos quanto são os números de negócios existentes.
Alguns objetivos possíveis para uma série de boas-vindas
Um negócio baseado em serviços pode enviar conteúdo segmentado, que gera confiança e demonstra expertise. Um ecommerce pode compartilhar dicas para você extrair o máximo de um produto. Um negócio de SaaS pode tentar fazer com que as pessoas cliquem no máximo de lugares no seu app. E muitos negócios online usam uma série de boas-vindas para vender um produto informativo ou curso.
Insight do especialista: Joel Klettke sobre os próximos passos
Uma das coisas mais importantes que você pode fazer em um email de boas-vindas é dar às pessoas uma visão clara sobre os próximos passos.
Qual seria UM pequeno passo que seu usuário pode dar AGORA MESMO para se tornar mais bem sucedido? Que pequeno movimento para frente pode ajudá-lo a dar uma guinada?
Garanta que o que você oferece como próximo passo seja fácil, acessível e leve seus usuários ou assinantes até aquele momento”AHA” da jornada deles.
– Joel Klettke é um redator de conversão. Ele é o fundador do Business Casual Copywriting e do Case Study Buddy.
Pelo fato de haver tantas maneiras possíveis de se usar uma série de boas-vindas, nós escrevemos um post separado sobre o assunto. Você pode lê-lo aqui: 7 Passos Para Criar Sua Melhor Sequência Automatizada de Follow-up.
Faça com que as pessoas usem o seu produto
Se você tem uma empresa de software ou um app, você quer que as pessoas comecem a usar o seu produto o mais rápido possível. Quanto mais rápido elas chegarem no momento “aha”, mais propensas elas estarão a permanecer usando.
Mesmo que você não esteja na área de tecnologia, uma série de onboarding ainda pode ser importante.
Se você tem um curso online ou um site para membros, você sabe como é difícil manter as pessoas por perto. Uma série de onboarding:
- Faz com que as pessoas se engajem com o seu produto de imediato
- Reduz a “paralisia da análise”, dando aos seus clientes alguns ganhos rápidos
- Resulta em mais pessoas terminando seus cursos (e mais gente te recomendando a amigos)
Por essas razões, um email de boas-vindas costuma incluir uma chamada à ação para levar os leitores de volta ao seu app ou produto. O Marketplace do ActiveCampaign também tem alguns exemplos desse tipo de automação.
Fonte: ActiveCampaign Marketplace
Você vai ver um exemplo desse tipo de email na lista abaixo.
Dê informações úteis às pessoas
Talvez você ainda não esteja vendendo nada, ou venda um produto/serviço com um ciclo de compra bastante longo, no qual as pessoas não estejam propensas a comprar logo de cara.
Talvez você queira garantir que seus clientes aproveitem ao máximo o produto que eles acabaram de comprar.
Às vezes, seu objetivo é dar informações aos seus assinantes. Emails de boas-vindas são uma boa oportunidade para se entregar conteúdo que ajuda a nutrir assinantes.
Quando é importante enviar conteúdo nos seus emails de boas-vindas? Que tipo de conteúdo você pode enviar?
- Envie conteúdo relacionado à isca digital específica que alguém fez o download
- Use conteúdo para automatizar emails de vendas que você normalmente enviaria na mão
- Para ciclos de compra longos, use conteúdo para começar a construir confiança com novos inscritos
Os links nesses emails também podem ser usados para segmentar seu público.
Segmente seu público
Às vezes você consegue saber o que trouxe um novo contato para a sua lista com base em que isca digital ele baixou ou em que página ele se inscreveu.
Outras vezes, quando você atende a vários públicos diferentes, você pode não ter certeza em que público um novo contato se encaixa.
O que você faz? Pede para eles se auto-segmentarem. Você vai ver alguns exemplos disso nos emails abaixo.
Para fazer isso, inclua um conjunto de links no seu email de boas-vindas. Ofereça um conjunto de links que toque em diferentes pontos de dores para públicos diferentes. Quando alguém clicar em um link, adicione uma tag para que você saiba quem são. Você pode até fazer com que isso desencadeie uma nova automação.
Eu criei esse exemplo rápido para ilustrar. Nessa amostra de email bem básica, eu pedi para as pessoas escolherem no que elas mais se interessam: automação, marketing de conteúdo ou branding. Quando elas clicam no link, eu adiciono a tag pertinente.
A segmentação de emails te ajuda a enviar ofertas e conteúdos mais relevantes para os seus contatos. O quanto antes você conseguir segmentar sua lista de emails, mais oportunidades você terá de enviar conteúdo direcionado.
Comece agora um teste gratuito e segmente sua base de clientes
O que ótimos emails de boas-vindas contêm?
Saber o que um email de boas vindas pode realizar é um bom começo – mas o que compõe um ótimo email de boas-vindas, para começar?
Apenas 39% enviam emails de boas-vindas. Dá para imaginar que o percentual que envia bons emails de boas-vindas é ainda menor.
Insight do especialista: Val Geisler sobre dar boas-vindas
“Um email de boas-vindas deve fazer exatamente isso: dar boas-vindas ao seu leitor. Deve ser o início da construção de um relacionamento, não uma apresentação de vendas ou você empurrando o seu produto.
Pense em quando você vai às compras e alguém fala com você logo quando você entra na loja. Se disserem “Oi! Estamos em promoção e eu acho que essa camisa ficaria ótima em você, está com 50% de desconto, então eu vou colocar num provador para você, ok?”, fica um pouco agressivo. Você acabou de entrar na loja!
Compare isso com a mesma vendedora dizendo “Olá, bem-vindo! Está quente hoje, não? Meu nome é Miranda. Estou por aqui se você precisar de alguma coisa.” Uma experiência bem diferente. As segundas boas-vindas te fazem sentir visto e humano, enquanto as primeiras te fazem sentir uma carteira ambulante.
O objetivo dos seus emails de boas-vindas deve ser fazer com que seus leitores se sintam vistos e humanos também. Comece com boas-vindas calorosas e guarde as vendas para mais adiante no seu onboarding de clientes.”
– Val Geisler já foi chamada de nerd de email, redatora, profissional de marketing, e uma grande promessa (mas você pode chamá-la de Val). Você pode ler mais sobre redação de email e estratégias de email marketing no site dela.
Aqui vão algumas coisas para se ter em mente.
Um design de email bonito é menos importante do que um design de email com boa usabilidade
Não, eu não estou dizendo que você deve enviar emails feios. Mas, muito frequentemente, empresas perdem muito tempo com templates e design de emails – e nem de longe tempo o suficiente com o que de fato vai dentro dos emails de boas-vindas.
Pense nos seus objetivos de mais alto nível. Que tipos de ação você quer que as pessoas tomem? O que você quer que as pessoas sintam?
Você pode descobrir que emails bonitos são importantes para o seu objetivo. Você também pode perceber que emails baseados em texto são mais que suficiente para atingir tais objetivos.
Assunto do email, nomes “de” e texto do preheader importam
Depois que você já sabe que tipo de conteúdo você quer enviar, sua mensagem geral e seus objetivos, você pode passar a se preocupar com detalhes como assunto do email e nome “de”.
E vale a pena se preocupar com eles. Taxas de abertura para emails de boas-vindas costumam ser altas, o que é bom. Mas um bom assunto pode te ajudar a alcançar ainda mais gente. Ela pode ser tão atraente que vai dar uma turbinada na sua taxa de cliques.
Aqui vão algumas dicas rápidas de como enviar emails de boas-vindas para te ajudar a aumentar suas taxas de abertura:
- Use uma pessoa real no seu nome “de” (não um nome de empresa e com certeza não um “Não Responda”)
- Adicione um texto de preheader com significado. É uma prévia do corpo do seu email.
- Use uma linha de assunto atraente
Veja um exemplo do Andy Crestodina da Orbit Media (que também tem um bom post sobre como aumentar taxas de abertura de email).
O email vem de uma pessoa. Eu gosto da inclusão do nome da empresa, já que lembra o destinatário de onde vem esse email. Tem prova social no título, e o preheader não é blablabla.
Para comparação, veja um email em que o texto do preheader poderia ser melhorado.
Um bom texto de preheader gera curiosidade e estimula as pessoas a clicarem. Se você não atualizar seu texto de preheader conscientemente, ele normalmente vai acabar mostrando o início do seu email.
Call-to-Action (CTAs) claros
Diferente de muitos emails, seu email de boas-vindas não precisa ter necessariamente uma única chamada à ação (pelo menos deveria ter uma, o que é um erro comum).
Mas ele precisa, sim, ter um objetivo.
Seja esse objetivo fazer as pessoas se auto-segmentarem, incentivá-las a voltarem para o seu aplicativo, vender um produto relacionado ou fornecer informações úteis, chamadas à ação claras vão te ajudar a aumentar as conversões e monitorar seu sucesso.
Envie emails claros e com alta conversão usando ActiveCampaign
7 Exemplos de emails de boas-vindas
Na teoria, tudo vai bem. Mas chega um ponto em que precisamos pisar no mundo real, arregaçar as mangas e analisar emails de verdade.
Eu juntei 7 exemplos de emails de boas-vindas que acho que ilustram bem os diferentes trabalhos que seu email de boas-vindas pode realizar.
Email 1: Copy Hackers
Joanna Wiebe da Copy Hackers é uma redatora de emails excelente. Quando você se inscreve nos seus tutoriais semanais de redação, ela envia o email de boas-vindas acima.
Esse email realiza algumas coisas.
Primeiro, ele confirma que você está inscrito para receber os tutoriais. Você quer que o seu email de boas-vindas seja mais do que só um email de confirmação, mas ele ainda precisa confirmar que as pessoas vão receber o que elas querem.
Segundo, ele tira vantagem do alto engajamento. Emails de boas-vindas têm bastante engajamento, então Joanna aproveita a oportunidade para oferecer conteúdo relevante.
Por fim, sabendo que Joanna acredita na segmentação, eu ficaria surpreso se ela não colocasse tags nos seus inscritos com base em qual link eles clicam. Qualquer informação que você conseguir coletar sobre os interesses dos seus inscritos pode ser útil no futuro.
Conclusões:
- Segmente. A segmentação não precisa ser complicada. Aproveite todas as oportunidades para coletar informações sobre o seu público.
- Personalidade. Joanna poderia ter simplesmente jogado links quaisquer. Em vez disso, ela diz “por que não fazer um Nespresso e…” Use seus emails de boas vindas para mostrar sua personalidade.
- Entregue valor. Os links para tutoriais de sucesso ajudam com a segmentação, mas eles também entregam conteúdo interessante e de valor.
Email 2: Headspace
Fonte: Headspace via Really Good Emails
O Headspace é um aplicativo de meditação guiada com um estilo de marca bem original. A isca digital do Headspace são os 10 dias de meditação guiada, e você recebe esse email quando se inscreve.
De forma simplificada, é um email de boas-vindas bem-estruturado. O template do email de boas-vindas tem um bom design, mas é clean e claro. O design dá suporte à mensagem em vez de destacá-la demais.
Ele tem um objetivo e uma chamada à ação claros, de modo a atrair as pessoas ao aplicativo para começar a meditar.
E, mais abaixo, ele esclarece ao leitor que ele tem 10 dias gratuitos de meditação, e que precisa assinar para ter mais.
Conclusões:
- Call-to-action (CTA). Quando você quer que alguém engaje com seu aplicativo ou produto, faça sua chamada à ação direta e clara.
- Administre expectativas. O usuário tem 10 dias grátis de meditação, e esse email lembra-o disso.
- Reforce a sua marca. O Headspace é conhecido por seu estilo cheio de desenhos. Esse email destaca isso.
Email 3: Summer Tomato
Darya Rose é neurocientista (sim, ela tem doutorado) e ajuda pessoas a perder peso sem fazer dieta. Quem se inscreve recebe esse email de boas-vindas depois de pedir seu “kit iniciante”, que é a isca digital.
Parte da razão pela qual eu gosto desse email é pelo quão simples é a isca digital.
Darya percebeu que oferecer uma isca digital tem muito mais apelo do que pedir para as pessoas se inscreverem em uma newsletter. Em vez de passar por um processo complicado de criação de uma isca digital, ela juntou alguns dos seus blogs preferidos, chamando-os de “kit iniciante”, e os enviou em um email.
Brilhante. Perfeito se você tem pouco tempo e recursos.
Esse tipo de email também é legal porque a própria isca digital oferece conteúdo útil para as pessoas. É o primeiro ponto de contato com a marca Summer Tomato e tudo que a diferencia, e os emails seguintes nessa automação seguem na sua promessa de “perder peso sem dieta”.
Conclusões:
- Iscas digitais simples são ok. Se você não sabe como fazer um e-book ou um vídeo sofisticados, uma junção simples de recursos pode fazer bem o trabalho.
- Reforce a mensagem da marca. “Meu objetivo não é te ajudar por semanas ou meses. Meu objetivo é te ajudar por ANOS.” Essa é a proposta de valor da Summer Tomato, e Darya a coloca claramente.
- Credibilidade. Darya menciona milhares de leitores, e compartilha um capítulo do livro dela. Nesse ponto, o leitor já sabe que ela tem doutorado, mas essas coisas reforçam sua credibilidade.
Email 4: Airbnb
Fonte: Airbnb via Really Good Emails
O Airbnb é uma empresa conhecida, e esse email de boas-vindas é um bom exemplo de algo que contribuiu para o sucesso deles.
Quando estranhos oferecem suas casas uns para os outros, existe um grande risco que essa experiência não seja das melhores. O Airbnb trabalha para evitar que isso aconteça enviando esse email quando um anúncio é confirmado.
Esse é um email de confirmação e um email de boas-vindas. Ele confirma que o anúncio foi enviado e disponibiliza links úteis para ajudar as pessoas a oferecerem uma melhor experiência para seus hóspedes — o que é bom para os hóspedes, bom para os anfitriões e bom para o Airbnb.
Conclusões:
- Qual é o objetivo do seu email? O Airbnb quer que as pessoas tenham uma ótima experiência como hóspedes, então eles oferecem conteúdo útil para seus anfitriões.
- Envie conteúdo útil logo de cara. Você pode personalizar o conteúdo que você envia com base no que você sabe sobre seus inscritos. O Airbnb enviaria um email diferente para um hóspede.
- Use todo o espaço que você tem. Esse é um email de confirmação e um email de boas-vindas. Quem disse que emails de confirmação precisam ser chatos?
Email 5: Amazon Echo
Fonte: Amazon via Really Good Emails
Quando eu comprei meu primeiro Amazon Echo, eu fiquei animado. Ele realmente conseguia reconhecer minha voz e responder às minhas perguntas!
Mas, eventualmente, eu acabei ficando sem perguntas para fazer. Depois de algumas básicas — “Que horas são?” “Como está o tempo?” “Qual é a altura do Kareem Abdul-Jabbar?”—Eu comecei a perder o interesse.
Em um exemplo brilhante de como fazer as pessoas usarem seu produto, a Amazon enviou uma lista de novas coisas que eu poderia perguntar à Alexa.
Claro, eu ainda uso meu Echo principalmente pela manhã, para olhar a hora enquanto minha cara está enterrada no travesseiro. Mas esse email me ajudou a perceber que eu poderia usá-lo para mais do que isso.
E, caso você esteja se perguntando, Kareem Abdul-Jabbar tem 2,13m.
Conclusões:
- Saiba o que as pessoas querem. A Amazon quer que as pessoas brinquem com seus Echo, e sabe que depois de algumas perguntas básicas (como “Que horas são?” “Como está o tempo?” “Qual é a altura do Kareem Abdul-Jabbar?”) os clientes vão ficar sem ideias.
- Dê as pessoas o que elas querem. A Amazon envia uma lista de ideias, sabendo que, quanto mais as pessoas usarem seus Echo, mais elas vão gostar deles e contar para os amigos (e mais o mercado de utensílios inteligentes vai ter potencial de crescer).
- Misture negócios e prazer. “Alexa, ajude-me a dormir” é sério. “Alexa, conte-me uma piada de inverno” não. Humor é pouco utilizado, mas ajuda as pessoas a se conectarem com a sua marca.
Email 6: The Essential Man
Peter Nguyen é um coach de estilo masculino, que escreve no The Essential Man. Ele ajuda jovens homens profissionais a desenvolverem seu próprio estilo pessoal sem gastar o olho da cara ou serem soterrado por roupas.
Ele também envia um ótimo exemplo de email de boas-vindas de segmentação. Seus assinantes querem ter encontros melhores? Parecer mais profissionais? Ou só ter uma boa aparência em geral?
Enviando três links e tagueando as pessoas com base nos seus links, ele consegue as respostas imediatamente – e pode enviar emails de follow-up direcionados.
Conclusões:
- Segmente! Como Joanna, Peter aproveita a primeira oportunidade para segmentar seus assinantes.
- Saiba que segmentos você atrai. Perceba que Peter tem três propostas de valor separadas. Ele já fez uma pesquisa de público para entender com o que seus diferentes públicos se importam.
- Dê uma prévia do próximo email. Criar expectativa (“Amanhã eu vou enviar…”) pode aumentar as taxas de abertura do seu email seguinte.
Email: 7 Platinum Skin Care
A Platinum Skin Care faz um ótimo email marketing. O email marketing deles é tão bom que a gente fez um estudo de caso inteiro sobre a abordagem deles.
O que diferencia a Platinum Skin Care dos outros exemplos de emails de boas-vindas nessa lista é que eles usam um quiz como isca digital para os inscritos.
Esse quiz permite que a Platinum Skin Care colete informações de contato, mas também que eles segmentem os inscritos antes mesmo de eles receberem um email.
As pessoas que entram em um site de cuidados com a pele querem melhorar o ressecamento ou combater a acne? Pode ser qualquer um dos dois, então a Platinum Skin Care usa o quiz para segmentação — e faz imediatamente um follow-up com uma recomendação de produto específica para o resultado de cada pessoa.
Ao mesmo tempo, nem todo mundo que faz um quiz online está pronto para comprar. Esse email de boas-vindas é o primeiro de uma série, em que cada inscrito recebe dicas úteis de cuidados com a pele com base nos seus resultados no quiz.
É uma abordagem brilhante na segmentação de emails, que torna o email de boas-vindas da Platinum Skin Care ainda mais poderoso.
Conclusões:
- Segmente! Percebe um padrão aqui? A Platinum Skin Care é um ótimo exemplo porque eles conseguem segmentar antes do email de boas-vindas.
- Direcione seu conteúdo. O email de boas-vindas e o follow-up automatizado são personalizados com base nos resultados do quiz (e nas necessidades da cada inscrito).
- Não tenha medo de texto! É importante que as pessoas saibam o que você representa. Principalmente depois de usar uma isca digital de alto engajamento (como um quiz), seus assinantes vão querer ter notícias suas.
Conclusão: Como escrever um ótimo email de boas-vindas
Para escrever um ótimo email de boas-vindas, você precisa ter uma ótima compreensão dos seus objetivos e das necessidades dos seus assinantes.
O que um email de boas-vindas pode fazer por você?
- Um email de boas-vindas pode funcionar também como um email de confirmação
- Ele pode enviar conteúdo útil e direcionado
- Te permite segmentar seu público
- Você pode usá-lo para apresentar seus produtos
- Reforça sua marca e tom de voz
Quando você entender seus objetivos, concentre-se em gerar valor, e foque nos fundamentos do email marketing. Você pode criar um email de boas-vindas que ofereça mais do que uma simples confirmação.
Quer enviar emails lindos? Use os templates gratuitos da ActiveCampaign